• Cintia Almeida

Como ter uma Palavra de direção para o ano novo?

No final do ano, é muito comum e importante fazer um balanço do ano anterior e projetar metas para ano que vai chegar. Mas penso que, para nós, cristãos, não basta só estabelecer metas, é necessário ter uma Palavra Rhema.

Em sua etimologia, rhema significa “que Deus fala conosco pelo Espírito de forma específica ao nosso coração”.

Uma Palavra específica para você e para o que está vivendo. É a Palavra que vai direcionar suas metas, atitudes e será refúgio nos momentos difíceis.


A Palavra de Deus tem poder para nos direcionar e orientar. Tem força para nos impulsionar e tem autoridade para curar e libertar. Por tudo isso, ter uma Palavra que será a base das suas metas é imprescindível!


No final do ano passado, Deus me deu essa Palavra:


“Vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto e fazer correr arroios pela estepe." Isaías 43,18b-19

E realmente pude viver isso, especialmente pelo nascimento da Sofia, que encerrou o luto da partida do Heitor e fez renascer a maternidade em mim. Também guiou decisões importantes sobre minha vida profissional e foi minha segurança nos momentos de dúvida e dificuldade.


Então, lanço a você esse desafio: orar até o dia 31/12 para colher de Deus qual a sua Palavra Rhema do próximo ano.


Aí, você pode me perguntar: mas como é que Deus dá essa Palavra de direção? E o que posso dizer é como costumo fazer para que você encontre o seu jeito. Não é uma receita. É a forma como eu me relaciono com Deus.


Normalmente, procuro um lugar silencioso. Meu quarto ou um sacrário... Desde a chegada da Sofia, é um pouco mais difícil ter esses momentos. Acabo fazendo isso no caminho pro trabalho ou até no banho. E, para me ajudar a manter o pensamento em Deus, ponho uma música de adoração.


Então, me coloco em oração pedindo ao Espírito Santo que me ilumine. Eu costumo ajoelhar na beira da cama, com a Palavra na minha frente. Encosto a cabeça na nela e falo com Jesus como falo com minha melhor amiga. Conto como tem sido meus dias, minhas alegrias, meus desafios, os momentos de desânimos e minhas expectativas de futuro. Depois de dizer tudo, fico em silêncio buscando ouvir Deus.


Algumas vezes, me vem a passagem na mente, tipo salmo 25. Aí, vou na Bíblia e medito aquela Palavra. Outras vezes me vem o trecho, tipo “o reino dos céus é como a semente de mostarda”... Se eu não sei onde fica, procuro no Google para saber qual livro, capítulo e versículo. Às vezes, não vem nada na mente. Mas, depois, chega até mim a Palavra através de um vídeo que alguém manda, de uma música, de um post na rede social, de uma mensagem no whats, através de uma amiga, da liturgia diária ou estudo bíblico, numa pregação, num trecho de um livro, na meditação do terço.


De novo: esse é o meu jeito de me relacionar com Deus. Certamente você encontrará o seu. O fato é que Deus fala. Basta abrir os ouvidos espirituais e estar atento à Sua voz. Uma vida de intimidade diária com Ele é fundamental para viver os planos que Ele tem sonhado para você. Sem isso, certamente a gente dá muitas voltas e perdemos muito tempo com o que não é essencial. Deus é o maior interessado em que você tenha um ano verdadeiramente novo, renovado pelo Espírito Santo e vivendo tudo que você precisa viver para que a vontade Dele, que é boa, perfeita e agradável, se cumpra na sua vida. A você, cabe se colocar na presença Dele diariamente, buscar o batismo no Espírito Santo, meditar a Palavra. A parte Dele, certamente Ele fará!


Feliz ano novo!






407 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo