• Cintia Almeida

Quer ser um líder eficiente? Invista no relacionamento.

Por mais distintas que sejam as empresas, por mais que os perfis dos profissionais sejam diferentes, por mais que existam maneiras diversas de criar satisfação no trabalho, uma coisa é comum: tudo isso passa pelo relacionamento entre líder e liderado.


E não existe relacionamento se não há confiança. A confiança é a base para relacionamentos amorosos, de amizade, familiar. Não seria diferente no ambiente de trabalho.


Um colaborador que confia em seus líderes, se torna mais motivado, colaborativo e costuma entregar além do combinado.


Mas você pode estar se perguntando: como estabelecer esse relacionamento cuja base é a confiança?


Aqui vão 5 atitudes que você precisa exercitar para garantir um relacionamento baseado na confiança:


1. Escutar atentamente

Todos os líderes estão bem acostumados a falar. Mas a escuta atenta está em falta no mercado. Escutar sem interromper o outro então, é algo em extinção. Cada vez que você interrompe a fala de alguém, você está dizendo "o que você tem a falar não é importante". Portanto, escute sem ficar pensando no que vai dizer depois. Faça esse exercício e você vai perceber o quanto seu time pode ser colaborativo!


2. Ser exemplo

Deveria ser óbvio. Mas o óbvio precisa ser dito. Impossível construir confiança se você não é exemplo vivo das atitudes que busca inserir nos seus liderados. Lembre-se que você é observado todo o tempo: nas suas ações e na ausência delas.


3. Falar a verdade

É perceptível quando alguém tenta maquiar uma situação ou coloca a culpa "na empresa" por uma promoção não realizada. Diga a verdade sempre e, caso a notícia seja aparente ruim, exercite a habilidade de olhar e mostrar o lado positivo.


4. Elogiar e agradecer

Desde que legítimos e autênticos, elogios e agradecimentos por um trabalho bem realizado são fontes de motivação.


5. Comemorar as conquistas

Sabemos que metas existem para serem atingidas e objetivos, para serem alcançados. Mas comemorar pequenas e grandes conquistas tornam o dia a dia mais amigável e o clima do ambiente de trabalho propício para que cada um dê o melhor de si.


Parece algo bem simples, não é? Mas vale uma autoavaliação: todas estão mesmo no seu comportamento diário?




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo