Por mais distintas que sejam as empresas, por mais que os perfis dos profissionais sejam diferentes, por mais que existam maneiras diversas de criar satisfação no trabalho, uma coisa é comum: tudo isso passa pelo relacionamento entre líder e liderado.
E não existe relacionamento se não há confiança. A confiança é a base para relacionamentos amorosos, de amizade, familiar. Não seria diferente no ambiente de trabalho.
Um colaborador que confia em seus líderes, se torna mais motivado, colaborativo e costuma entregar além do combinado.
Mas você pode estar se perguntando: como estabelecer esse relacionamento cuja base é a confiança?
Aqui vão 5 atitudes que você precisa exercitar para garantir um relacionamento baseado na confiança:
1. Escutar atentamente
Todos os líderes estão bem acostumados a falar. Mas a escuta atenta está em falta no mercado. Escutar sem interromper o outro então, é algo em extinção. Cada vez que você interrompe a fala de alguém, você está dizendo "o que você tem a falar não é importante". Portanto, escute sem ficar pensando no que vai dizer depois. Faça esse exercício e você vai perceber o quanto seu time pode ser colaborativo!
2. Ser exemplo
Deveria ser óbvio. Mas o óbvio precisa ser dito. Impossível construir confiança se você não é exemplo vivo das atitudes que busca inserir nos seus liderados. Lembre-se que você é observado todo o tempo: nas suas ações e na ausência delas.
3. Falar a verdade
É perceptível quando alguém tenta maquiar uma situação ou coloca a culpa "na empresa" por uma promoção não realizada. Diga a verdade sempre e, caso a notícia seja aparente ruim, exercite a habilidade de olhar e mostrar o lado positivo.
4. Elogiar e agradecer
Desde que legítimos e autênticos, elogios e agradecimentos por um trabalho bem realizado são fontes de motivação.
5. Comemorar as conquistas
Sabemos que metas existem para serem atingidas e objetivos, para serem alcançados. Mas comemorar pequenas e grandes conquistas tornam o dia a dia mais amigável e o clima do ambiente de trabalho propício para que cada um dê o melhor de si.
Parece algo bem simples, não é? Mas vale uma autoavaliação: todas estão mesmo no seu comportamento diário?
Comments