• Cintia Almeida

Não basta estar na igreja. É preciso estar em Deus.

A palavra conversão vem do grego metanoi. Meta significa ir além, ultrapasar. Noi significa pensamento, alma, mente. Portanto, conversão significa uma metanóia: ir além dos pensamentos, conceitos e mentalidade construídos antes da chegada de Jesus na nossa vida. Converter-se implica a renovação dos pensamentos a partir da verdade revelada pelo evangelho.


"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso pensamento, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." Romanos 12,2

Somente quando nossa maneira de olhar o mundo ao nosso redor passa pela metamorfose do evangelho, é possível entender que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Isso é conversão. São novos padrões de pensamento.


Por isso Jesus diz a Nicodemos


"Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus." João 3,5

Renascer significa abandonar tudo que aprendemos até aqui e nos deixar educar por Deus, como uma criança. Aprender a andar, falar, agir e pensar segundo Seus preceitos.


Não adianta estar na Igreja. Para entrar no reino de Deus, para ir para o céu você precisa nascer de novo. Se reconfigurar a partir do Evangelho.


Tem gente que, antes de conhecer a Deus, falava mal de quem ia na igreja. Agora, fala mal de quem não vai na igreja. Antes, tinha uma postura vingativa contra qualquer um, agora "só" pede que Deus tire do caminho quem "me faz mal". E ainda faz novena para isso... Desculpa, mas essa oração não passa do teto. Jamais chegará ao coração de Deus.


Alguém assim, não se deixou renovar pelo Espírito Santo. Mantem os mesmos pensamentos e atitudes, travestidos de algo que está longe de ser cristianismo. E estufa o peito para dizer que é "convertido". Engana-se profundamente.


Olhe para si e avalie com honestidade: suas atitudes e pensamentos são os mesmos de Jesus? Certamente a resposta foi não. Porque, até o fim da vida, estaremos sempre nesse processo de aprendizado e conversão.


Esse é o movimento, essa é a beleza de ser cristão. Reconhecer sempre que é possível ser melhor para Deus. É saber que hoje, sou melhor que ontem mas não tão melhor quanto posso ser amanhã.


Vamos, juntas, nessa evolução constante, rumo ao céu? Tenha certeza: não há maneira melhor de viver a vida!




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo